segunda-feira, dezembro 15, 2008

NOTÍCIAS | Como garantir espaço em momentos de crise

MERCADO DE TRABALHO (14/12/2008)
Como garantir espaço em momentos de crise

O nível de competitividade é que poderá assegurar a sobrevivência no mercado em épocas de crise


Em tempos difíceis como agora, de crise financeira global e risco de recessão prolongada, a tônica das empresas em qualquer lugar do globo, não importa o ramo de atividade, é agir com cautela em termos de investimentos e contratações. A ordem é segurar um pouco e ver o que ocorre nas próximas semanas, para não dizer meses. Muitas firmas, para não ficar, ou se já não estiverem, com a corda no pescoço demitiram ou anunciaram que irão reduzir o quadro de funcionários.

Mas e você? Está tranqüilo em relação ao seu emprego? Pelo sim, pelo não, é bom ficar atento para garantir o seu espaço no mercado de trabalho. Assim como as empresas, a competitividade também vale para o trabalhador e poderá assegurar a sua sobrevivência no mercado. Para tanto, apontam os especialistas, é bom lembrar a necessidade de o indivíduo estar sempre alerta ao crescimento profissional, no que ele tem de positivo a oferecer na sua área. Mas, por outro lado, capacitação por si só não basta.

Mais do que isso, explica Alice Café, psicóloga e coordenadora de treinamento e serviços da Fastjob — empresa especializada em recrutamento e seleção de pessoal, treinamento, orientação profissional e consultoria organizacional, ocorreu uma mudança muito grande sobre o perfil do profissional exigido pelas empresas.

´Antes costumava ser a facilidade de adaptação à rotina, a partir de uma cultura empresarial e posição de mercado já definidas. Hoje, o trabalhador se depara com processos de fusões, aquisições, e do dia para noite ele pode dormir trabalhando em uma empresa e acordar empregado em outra. Veja o caso da fusão entre o Itaú e o Unibanco. Daí a necessidade de ser flexível, dinâmico e criativo, pois de uma hora para outra você pode ser regido por outra cultura organizacional´, argumenta. Assim, segundo ela, o profissional precisa estar muito bem preparado emocionalmente e qualificado tecnicamente para absorver essas mudanças.

A psicóloga Patrícia Barros, da Controller Desenvolvimento e Serviços, concorda: para se manter empregado, o indivíduo tem que ser um trabalhador que aceite mudanças. ´Ele precisa ser inovador e aberto a modificações. As empresas hoje só querem investir em pessoas que tenham vontade de crescer, que não se fixem em apenas uma atividade e estejam disponíveis ao trabalho´.

O bom humor e o relacionamento no ambiente de trabalho também fazem a diferença, apontam as especialistas. ´A iniciativa e a facilidade de trabalhar em grupo, mesmo que o indivíduo não assuma uma posição de liderança e as pequenas atitudes no dia-a-dia são um grande diferencial´, conta Patrícia Barros da Controller.

´Quem mantém uma atitude passiva e não busca para si responsabilidades estará fora do mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas esperam do funcionário maior capacidade de auto-gerenciamento´, observa Alice Café, da Fastjob. 

Anchieta Dantas Jr.
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste - Negócios - Fortaleza-CE - 14/12/2008

Nenhum comentário:

Qual o tipo de conteúdo que mais te atrai nos sites da Web?