segunda-feira, dezembro 15, 2008

NOTÍCIAS | Autônomos saem ganhando

VENDA DIRETA NO NATAL
Autônomos saem ganhando

A estimativa para este mês é de um incremento nas vendas em até 45%, em relação aos demais meses deste ano


Linda de Cássia possui mais de 100 clientes 
fixos, em diferentes lugares de Fortaleza, e 
oferece opções de pagamento facilitado para 
não perder o negócio (Foto: JOÃO LUÍS)

Os rostos são anônimos em meio à população. Não possuem o apelo das lojas decoradas com a temática natalina. Em meio ao atual cenário de incertezas na economia global, os consumidores — que ficaram mais cautelosos para abrirem a carteira e gastar, devem fazer a alegria dos vendedores porta a porta do País no ´Natal das lembrancinhas´.

Não importa se o pedido é de roupa, sabonete, colônia, bijuteria ou maquiagem; quem atua no ramo das vendas diretas sabe que a palavra de ordem do momento é faturar. A estimativa é de um incremento nas vendas, neste dezembro, em até 45%, em relação aos demais meses do ano.

O peso da atividade pode ser expresso em significativas cifras. Em 2007, esse tipo de comércio movimentou R$ 16 bilhões no Brasil.

Este ano, o primeiro semestre registrou R$ 8 bilhões, volume superior em 11% ao referente aos primeiros seis meses do ano passado. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), a renda média das pessoas que atuam no ramo é equivalente a um salário mínimo e meio (R$ 622).

No Brasil, já são mais de 1,88 milhão de autônomos que ´vestem a camisa´ das marcas que representam. Neste mercado, a Avon é a pioneira no segmento, superando a marca de um milhão de revendedores.

Em seu portfólio de produtos, existem linhas com preços tanto populares, como para atender consumidoras das classes sociais A e B. Citando a linha antiidade Renew, de cada dois produtos do tipo vendidos no País, um é da empresa. A cada 19 dias, a companhia estima alcançar mais de 15 milhões de brasileiros com a circulação de seus 6 milhões de catálogos.

A revendedora da Avon Linda de Cássia, 65 anos, lembra que começou na atividade há 30 anos como auxiliar. No entanto, após se aposentar como pedagoga há 15 anos, passou a se dedicar com mais ênfase a atividade que, hoje, tem como ´terapia´. ´Passo a manhã trabalhando, entro pela tarde e à noite. Tenho quatro auxiliares. Em um mês bom dá para vender R$ 2 mil. Mas, já tive épocas, em que cheguei a até R$ 3 mil´, conta. Para o seu bolso, o lucro com a venda de cosméticos e perfumaria é de 30%.

Com uma rede superior a 100 clientes fixos de diferentes lugares de Fortaleza, a autônoma aposta até em opções de pagamento facilitado como ferramenta para não perder o negócio. ´Vendo no condomínio, pelo bairro, na instituição onde trabalhei e em lojas. Se a pessoa não tem condições de pagar, dou desconto de 15%´. Se o produto já estiver com o preço promocional, dou 10%. E, se nem assim, ela tiver condições de pagar, parcelo a compra´, explica Linda, que em todos os anos, também costuma presentear as suas clientes mais fiéis com lembrancinhas na época do Natal. 

LIVIA BARREIRA
Especial para Economia

MOVIMENTAÇÃO

8 bi de reais foi o volume movimentado no Brasil, no primeiro semestre deste ano, pelas vendas diretas, o que representa um avanço de 11% sobre igual período de 2007, segundo a ABEVD.

Fonte: Diário do Nordeste - Negócios - Fortaleza-CE - 14/12/2008

Nenhum comentário:

Qual o tipo de conteúdo que mais te atrai nos sites da Web?